top of page

As Bases Neurobiológicas da Aprendizagem

  • Foto do escritor: Silvana Pozzobon
    Silvana Pozzobon
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura

ree

Assim, conhecer sobre o encéfalo humano nos dá condições de compreender o funcionamento do sistema nervoso através da ação do cérebro. Dentre as partes do encéfalo, destacasse o funcionamento cerebral, pois este órgão recebe, processa e produz respostas a estímulos por meio da integração com todo o sistema nervoso central e periférico.


Para identificar anatomicamente onde se encontram as funções que realizam estas ações, o cérebro é dividido em cinco lobos. Frontal: local das funções executivas, planejamento de ações, processos cognitivos e de autorregulação, que representa a essência da evolução humana.


Temporal: responsável pelo processamento da memória e das informações auditivas. Permite articular a linguagem e compreender sons.


Parietal: realiza o processamento da informação tátil e proprioceptiva, respondendo pela orientação espacial e pela movimentação corporal.


Occipital: encarregado do processamento da visão, atuando na percepção e discriminação visual.

Ínsula: localizada abaixo de outros lobos, com função complexa. Atua na coordenação das emoções, percepção do paladar, controle intestinal e processamento das informações gustativas.


A atuação do Neuropsicopedagogo fortalece a educação inclusiva por meio de evidências das Neurociências aplicadas à Educação, em interface com a Psicologia Cognitiva e a Pedagogia. Compreender o cérebro que aprende é o primeiro passo para ensinar com propósito.

 Fontes:• Bear, Mark F.; Connors, Barry W.; Paradiso, Michael A. Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.• Kandel, Eric R.; Schwartz, James H.; Jessell, Thomas M. Princípios de Neurociências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


 
 
 

Comentários


Criado por Siomara Guzelotto e Luiza Guzelotto     

bottom of page