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Seja bem- vindos ao blog da Saber Ethos, aqui você irá encontrar diversas informações sobre a neuropsicopedagogia


Nem só de neurônio é feito o cérebro!
Quando pensamos em cérebro, a maioria imagina apenas neurônios. Mas a verdade é que existe uma “equipe inteira” trabalhando para que memória, atenção, aprendizagem e comportamento aconteçam de forma eficiente. Além dos neurônios, temos células fundamentais como astrócitos, oligodendrócitos, microglia, células ependimárias, células de Schwann e células satélites, todas atuando em suporte, proteção, nutrição, defesa e velocidade da comunicação neural. Aprender não depende só de
Silvana Pozzobon
há 10 horas


Criança pequena não aprende só “ouvindo explicação”.
Criança pequena não aprende só “ouvindo explicação”. Quando o conteúdo passa pelo corpo, a aprendizagem se torna significativa e permanece por mais tempo. Atividades psicomotoras bem planejadas não é só brincar: é estratégia para consolidar memória de longo prazo. Em um estudo com 46 crianças de 5 a 6 anos, os pesquisadores compararam duas maneiras de trabalhar o mesmo conteúdo: aulas expositivas e sessões de psicomotricidade, com desafios motores integrados ao currículo. As
Silvana Pozzobon
há 1 dia


Nem toda deficiência é visível
Há um ponto cego social que insiste em atravessar gerações: a ideia de que só existe deficiência quando o olho reconhece. A imagem da cadeira de rodas, da prótese, da muleta… tudo isso se tornou símbolo imediato. Mas o que não entra no campo da visão é, justamente, o que mais desafia nossa maturidade humana: as deficiências invisíveis. Vivemos um tempo em que se olha muito e se enxerga pouco. A pressa tornou-se regra, o julgamento virou vício e a empatia, ironicamente, virou
Silvana Pozzobon
há 2 dias


O Impacto da Natureza na Saúde Mental e Imunológica Infantil
É fascinante como o ambiente natural atua como um verdadeiro educador para a saúde das crianças. Menor Risco de Transtornos Psiquiátricos. O estudo da Universidade de Aarhus (Dinamarca), que analisou mais de 900 mil crianças, forneceu uma estatística notável: Crianças que cresceram em áreas rurais com contato frequente com a natureza, animais e microrganismos do solo tiveram 55% menos chances de desenvolver transtornos psiquiátricos ao longo da vida, em comparação com aque
Silvana Pozzobon
há 2 dias


Transtornos até os 18 anos
Muitas pessoas recebem o diagnóstico de TDAH apenas nessa fase, e isso é mais comum do que parece. Durante a infância e a adolescência, dependendo do ambiente e das demandas daquela realidade, a criança pode “dar conta” com estratégias intuitivas ou com o suporte da família e da escola. Mas, quando chegam as responsabilidades da vida adulta - autonomia financeira, organização da rotina, prazos, múltiplos papéis, o cérebro já não consegue gerenciar da mesma forma. É aí que sin
Silvana Pozzobon
há 2 dias


Crianças superdotadas - Pontos positivos e Desafios a serem enfrentados
Crianças superdotadas apresentam pontos positivos como rapidez de aprendizado, curiosidade intensa e pensamento criativo, mas também podem enfrentar desafios como frustração por tédio, dificuldade em se relacionar com colegas e sensibilidade emocional exacerbada. Um ambiente que não oferece desafios ou compreensão adequados pode levar ao isolamento e à desmotivação. Aprendizado rápido e autodidata: Aprendem mais rápido do que a média, muitas vezes de forma autodidata, e demon
Silvana Pozzobon
há 3 dias


A rigidez cognitiva
Frequentemente observada em indivíduos no espectro do autismo, refere-se à dificuldade em mudar o pensamento ou o foco de atenção de uma ideia, tarefa ou regra para outra. Essencialmente, é a dificuldade em ser flexível mentalmente. É um aspecto central das funções executivas e manifesta-se como uma preferência intensa por rotinas, previsibilidade e consistência. A rigidez cognitiva pode se manifestar de diversas formas no dia a dia: * Aderência Estrita a Regras e Rotinas: U
Silvana Pozzobon
há 3 dias


Memória de Priming: o cérebro preparando o caminho antes mesmo de você perceber
A memória de priming é uma das “camadas invisíveis” do processamento cognitivo. Como explica Dehaene, ela facilita o reconhecimento e a resposta a estímulos porque ativa previamente redes neurais relacionadas — tudo de forma automática. É como se o cérebro deixasse pistas internas para acelerar a aprendizagem. No contexto clínico, isso significa que uma pista bem estruturada reduz carga cognitiva, melhora o tempo de reação e prepara a criança para acessar conhecimentos que já
Silvana Pozzobon
há 3 dias


Por que Alfabetização clinica
As evidências para ofertar alfabetização clínica para crianças com necessidades educacionais especiais não são poucas. A primeira delas e mais óbvia é que em diversas condições diagnósticas as crianças desenvolvem a aquisição da leitura e da escrita num tempo e num processo diferentes das outras crianças. Uma criança que ainda não decodifica letras numa sala de aula onde todos estão realizando leitura automatizada não tem ambiente favorável para avançar. As atividades prescri
Silvana Pozzobon
há 4 dias


Nem toda dislexia se revela na leitura.
Às vezes, ela se esconde na escrita nas trocas, omissões e erros que parecem “desatenção”, mas não são. É por isso que, quando a leitura está fluente, muitos profissionais e escolas descartam a hipótese… e o diagnóstico passa despercebido. A verdade é que leitura e ortografia compartilham as mesmas bases cerebrais. Mas enquanto a leitura pode ser compensada por estratégias visuais e de contexto, a escrita expõe o que o cérebro ainda não consolidou. Estruturar avaliações que
Silvana Pozzobon
há 5 dias


Qual função executiva é mais desafiadora para seu filho?
As funções executivas são "ferramentas mentais" que permitem organização, planejamento e controle. No TDAH, essas ferramentas funcionam mais lentamente. MAS a boa notícia elas PODEM ser desenvolvidas com apoio estruturado e consistente! Uma criança típica consegue guardar seus brinquedos seguindo instruções. Uma criança com TDAH, sabe que deve guardar, mas tem dificuldade em executar e manter a ação. A atenção sustentada também é um problema para quem tem TDAH, essa é a capac
Silvana Pozzobon
28 de nov.


Aprendizagem, Atenção e memória: o que você precisa saber!
A acetilcolina é um dos neurotransmissores(excitatórios e neuromoduladores) mais importantes quando falamos de atenção, memória e aprendizagem . Ela funciona como uma “mensageira” que ajuda o cérebro a focar no que importa e a transformar informações em conhecimento duradouro. Existem mais de 40 neurotransmissores no sistema nervoso humano; alguns dos mais importantes são acetilcolina, norepinefrina, dopamina, ácido gama-aminobutírico (GABA), glutamato, serotonina e histamina
Silvana Pozzobon
21 de nov.


O nosso bem-estar é uma construção bioquímica, afetiva e simbólica.
É como se o cérebro, esse maestro silencioso, regesse quatro grandes instrumentos: dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina, cada um deles afinasse uma parte da nossa existência emocional, cognitiva e relacional. Dopamina é o brilho da conquista. Não é sobre prazer vazio, mas sobre direção. Quando alcançamos um objetivo, mesmo pequeno, o cérebro nos recompensa com um “empurrão” que renova a motivação. Na vida pessoal e profissional, ela é quase uma bússola interna. Sem dop
Silvana Pozzobon
19 de nov.


O que o cérebro faz
Como parte do encéfalo, o cérebro é um órgão importante para o funcionamento de todo sistema nervoso. Seus dois hemisférios (direito e esquerdo) correspondem à maior região do encéfalo e possuem funções cognitivas, motoras e perceptivas, incluindo memória e emoção. O córtex cerebral, a camada mais fina e enrugada do cérebro, tem grande participação nas ações de planejamento e execução de ações ao longo da vida do ser humano. Divide-se em quatro lobos: frontal, parietal, tempo
Silvana Pozzobon
19 de nov.


Por que o cérebro com TDAH se cansa mais rápido?
O cérebro trabalha em modo acelerado, o sistema nervoso de quem tem o TDAH funciona em alerta constante, processando vários estímulos ao mesmo tempo. Isso gera sobrecarga cognitiva e esgota a energia rapidamente. A falta de dopamina gera mais esforço para se concentrar, como esse sistema químico/elétrico nessa condição de TDAH é desregulado, prejudica a comunicação eficiente entre os neurônios em circuitos cerebrais específicos, o que exige um esforço consciente maior para ma
Silvana Pozzobon
19 de nov.


Entender a cognição humana a partir do seu próprio funcionamento.
Este é um superpoder do especialista: Entender a cognição humana a partir do seu próprio funcionamento. "Ele não consegue completar as tarefas dentro do tempo previsto, lê bem, mas não compreende o que lê, apresenta atraso na escrita ortográfica e na estruturação verbal e não, ele não tem dislexia". Sim, esse funcionamento cognitivo disfuncional é um caso clínico da Saberethos. Nosso cérebro tem o poder de aperfeiçoar ao logo da terceira infância e da adolescência o gerenciam
Silvana Pozzobon
19 de nov.


Vilões do dia a dia que pioram o TDAH
5 hábitos que podem piorar o TDAH do seu filho O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta atenção, controle emocional e planejamento. Mas o ambiente pode agravar muito esses sintomas. E existem 5 vilões do dia a dia que pioram o TDAH: Telas em excesso: O bombardeio de dopamina deixa o cérebro viciado em estímulos rápidos; Sono desregulado: Dormir mal desorganiza as funções executivas e o humor; Alimentação rica em açúcar e ultraprocessados: Provoca picos e qued
Silvana Pozzobon
15 de nov.


A relevância da Neuropsicopedagogia
Nas altas habilidades e superdotação do perfil cognitivo e mediação escolar. Convido você a fazer uma reflexão sobre o tema que trás muitas dúvidas para a família que convive com esse jovem inteligente porem disperso. Agende uma avaliação do perfil cognitivo para melhor intervir . Estudantes com altas habilidades e superdotação também apresentam demandas. A peculiaridade dos seus neurodesenvolvimentos, tendem a apontar não apenas a maturidade precoce de alguns sistemas, como
Silvana Pozzobon
12 de nov.


Desafios na Produção da Escrita - Altas Habilidades Superdotação
www.saberethos.com.br Agende sua Avaliação, nesse espaço que é de pura aprendizagem Os desafios envolvendo a produção escrita de estudantes com AH/SD, podem ser explicados por diversos motivos. Por esta razão, entender a demanda da escrita, por meio de uma avaliação neuropsicopedagógica é essencial para a assertividade na hora da reestruturação. As expressões de desempenhos associadas a outros dados da avaliação, mostram uma condição de múltiplas excepcionalidades, abrangendo
Silvana Pozzobon
12 de nov.


A atenção/cognição permeia os processos mentais
É o fundamento pelo qual o indivíduo processa de forma ativa uma quantidade limitada de informação originadas de uma grande quantidade de informações armazenadas nas memórias, disponibilizadas através do órgão dos sentidos e de outros processos cognitivos. Os mecanismos atencionais podem ser classificados de acordo com o tipo de processamento envolvido organizados como atenção seletiva, sustentada, alternada e dividida(Sternberg, 2008). Atividades escolares e diárias demandam
Silvana Pozzobon
10 de nov.
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