Como a gente aprende
- Silvana Pozzobon
- 9 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Se eu te perguntar sobre a sua experiência com a aprendizagem, é bem capaz que você recrute a sua memória de longo prazo e volte a sua infância e adolescência, lá no período escolar. Acertei?
Quando faço essa pergunta aos meus pacientes adultos, eles sempre se referem ao tempo da escola.
O tema aprendizagem é bem mais amplo do que as linhas desse post podem me proporcionar, mas vamos abordar bastante esse tema aqui, afinal Neuropsicopedagogia é uma área que reúne as ciências para compreender como a gente aprende!
De acordo com o dicionário, aprender significa: adquirir conhecimento (de), a partir de estudo, instruir-se, adquirir habilidade prática, vivência, exemplo.
Como é isso na prática? Como o nosso cérebro aprende?
Através dos processos cognitivos e sabemos que fatores ambientais também podem influenciar em tudo isso!
Na prática, estamos recebendo estímulos o tempo todo: vendo, ouvindo , sentindo , experimentando, tocando. Através desses estímulos vamos ter uma percepção (interpretação) sobre e decidir se é interessante para prender nossa atenção. Como a gente fica preso a um estímulo? Porque aquilo gerou uma sensação boa ou ruim, que vai nos gerar sentimentos e emoções... aí que está o pulo do gato !
Aprendemos com mais engajamento de acordo com as nossas emoções! Diz que não? Como aquilo pode nos proporcionar a curto, médio e longo prazo, prazer e emoções!
Se for chato, você coça a cabeça, bufa, deita na mesa, viaja na maionese, quer mexer no celular, fica com sono....
Falando em sono, mesmo que os processos para a aprendizagem sejam estimulados , a criança, o adolescente e o adulto não conseguem aprender, isso é manter sua atenção sustentada por muito tempo com sono . Nem com fome, nem cansado e nem doente.
Sabemos que o cérebro que Deus te deu, aprende depois de uma boa noite de sono. E, dormir bem para reter mais e não dormir menos para estudar mais!
É durante o sono que as nossas memórias são consolidadas, lembra da Riley em Divertidamente?
E aí a aprendizagem começa acontecer! E me conta? Como anda a aprendizagem das crianças? E a sua?




Comentários