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Criança pequena não aprende só “ouvindo explicação”.

  • Foto do escritor: Silvana Pozzobon
    Silvana Pozzobon
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura

Criança pequena não aprende só “ouvindo explicação”.


Quando o conteúdo passa pelo corpo, a aprendizagem se torna significativa e permanece por mais tempo. Atividades psicomotoras bem planejadas não é só brincar: é estratégia para consolidar memória de longo prazo.


Em um estudo com 46 crianças de 5 a 6 anos, os pesquisadores compararam duas maneiras de trabalhar o mesmo conteúdo: aulas expositivas e sessões de psicomotricidade, com desafios motores integrados ao currículo. As sessões psicomotoras geraram maior ganho de aprendizagem em memória verbal e os níveis de lembrança do conteúdo seguiram altos mesmo após dias.


Na prática, isso significa que atividades com o corpo em movimento, conectadas a histórias e desafios, ajudam a criança a compreender, lembrar e usar o que aprendeu. Assim, quando o professor planeja o brincar com um objetivo claro, ele está ensinando conteúdo ao mesmo tempo em que promove a atenção, a linguagem, a memória e a compreensão.


Por isso, planejar percursos psicomotores, histórias corporais e fechar a vivência com conversa e registro gráfico não é um “extra”, é parte fundamental do processo de aprendizagem.


Já compartilhe este conteúdo com quem ainda acha que psicomotricidade é só para “gastar energia”.



Referência: Vila, L. N., Minguez, L. M., Ortiz, D. C., & Feliu, J. C. (2025). Psychomotricity fostering preschool pupils’ long-term learning. Thinking Skills and Creativity, 56, 101714.

Silvana Pozzobon - Especialista da Aprendizagem e neurociência cognitiva
Silvana Pozzobon - Especialista da Aprendizagem e neurociência cognitiva

 
 
 

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Criado por Siomara Guzelotto e Luiza Guzelotto     

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