Desafios na Produção da Escrita - Altas Habilidades Superdotação
- Silvana Pozzobon
- 12 de nov.
- 1 min de leitura
Agende sua Avaliação, nesse espaço que é de pura aprendizagem
Os desafios envolvendo a produção escrita de estudantes com AH/SD, podem ser explicados por diversos motivos.
Por esta razão, entender a demanda da escrita, por meio de uma avaliação neuropsicopedagógica é essencial para a assertividade na hora da reestruturação.
As expressões de desempenhos associadas a outros dados da avaliação, mostram uma condição de múltiplas excepcionalidades, abrangendo as hipóteses: AH/TDAH/TDC.
Enquanto o funcionamento cognitivo opera em desempenho muito acima do esperado, as expressões deste funcionamento no cotidiano escolar podem apontar desordens importantes, envolvendo descoordenação e lentificação na produtividade acadêmica.
Esta criança evita o movimento orientado por ter consciência das suas dificuldades motoras. Não se expõe ao brincar, por entender que não tem a destreza necessária.
Desde os primeiros anos de vida, o desenvolvimento motor não acompanhou a cognição.
A exploração observada no perfil sensorial, passa a ser disfuncional e descontextualizada do ambiente e da tarefa.
Entender a combinação desta demanda primária é fundamental para que a dificuldade da criança não seja “limitada” à desregulação das funções executivas e que sejam compreendidas as dificuldades ordem motora.
A intervenção neuropsicopedagógica no que se refere à produtividade acadêmica, busca atender o domínio da regulação e da coordenação, com apoio multiprofissional e aciona não apenas a ESTIMULAÇÃO da escrita enquanto ação motora integrada ao espaço, mas sobretudo a MEDIAÇÃO DA INCLUSÃO, por meio de adaptação do espaço de produção e das atividades a serem produzidas.





Comentários