Estímulos a fluência de leitura
- Silvana Pozzobon
- 8 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Quando uma criança não alcançou a decifragem automática junto com seus colegas é sinal de que ela precisará de estímulos específicos e explícitos em fluência de leitura com ênfase em automatização. Sendo assim ela precisará de atividades que alavanquem sua decodificação rápida.
Os jogos de sílabas não devem ser prescritos nesta etapa da alfabetização pois reforçam a silabação. Reforçar o intervalo inter-silábico “VÍCIO INTER-SILÁBICO” por excesso de estímulo é prejudicial para criança que busca a fluência de leitura.
Quando queremos fluência, precisamos mobilizar a atenção da criança e suas ferramentas cognitivas para o exercício da fluência.
Os jogos de sílabas vão contra este objetivo e como apontou Stanislas Dehaene, a atividade errada, (aquela que vai contra o objetivo) mobiliza a atenção da criança de forma errada e afeta os resultados.





Comentários