Explorar o perfil de Funcionamento Executivo
- Silvana Pozzobon
- 3 de fev.
- 1 min de leitura
Um conceito intimamente relacionado às funções executivas é o da atenção, e várias descrições de funcionamento executivo também incluem subfunções da atenção.
Um estudo explorou a memória operacional, flexibilidade cognitiva, inibição e atenção seletiva em uma ampla amostra de crianças pequenas provenientes de ambientes sociais diversos(Brasil). Cada um destes domínios executivos foi avaliado a partir de medidas múltiplas que foram cuidadosamente selecionadas com base na literatura da Neurociência Cognitiva e são amplamente utilizadas na prática clínica e científica para medir processos relacionados ao funcionamento executivo em crianças. O principal objetivo, explorar o perfil de funcionamento executivo de crianças que apresentavam baixo desempenho em leitura, de acordo com a avaliação de seus professores, mas não haviam sido diagnosticadas com transtorno de aprendizagem. Este estudo sugere que componentes específicos das funções executivas são preditores de diferenças individuais no desenvolvimento de leitura em crianças de 6 a 8 anos. Esses dados também corroboram o conceito de que déficits em memória operacional/ flexibilidade cognitiva podem representar um fator que irá contribuir com dificuldades no desenvolvimento da leitura em crianças brasileiras.
Engel de Abreu, P. M. J., Abreu N., Nikaedo, C. C., Puglisi, M. L., Tourinho, C. J., Miranda, M. C., BefiLopes, D. M., Bueno, O. F. A. & Martin, R. (2014) Executive functioning and reading achievement in school: a study of Brazilian children assessed by their teachers as “Poor Readers.” Frontiers in Psychology. 5:550. doi: 10.3389/fpsyg.2014.00550






Comentários